sábado, 17 de agosto de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 - Notas de Campanha


Nota 8 - Baralhar e Voltar a Dar, ou o Resumo de Coisa Nenhuma! - 2ª. parte

Os Candidatos (do latim candidatu-, «vestido de branco»)

Das quatro "primeiras figuras" candidatas não conheço uma delas, conheço duas do normal relacionamento social e muito bem, pelas piores razões, a restante. Entretanto, e fiel ao meu princípio de que nos é absolutamente necessário conhecer aqueles em quem votamos, procurei obter toda a informação possível, tendo em conta, sobretudo, a minha «recém-chegada política» à cidade.

Na Roma antiga, os candidatos ao "Forum" envergavam toga branca por se acreditar que o branco era a cor da pureza e da probidade. Era, pois, facilmente reconhecido o seu intento. Hoje em dia, mesmo numa pequena cidade como Alfena, torna-se necessário que o candidato distribua uns quantos cartazes com a respectiva fotografia, cumprimente e converse com os eleitores nos cafés e à saída da missa e de vez em quando, organize um evento musical qualquer, com alguns "comes e bebes" à mistura. Na Roma já referida, comprava-se o apoio do cidadão com "panem et circensis". Hoje, a técnica só variou na ordem das coisas: "circensis et panem".

Regressando à actualidade, devo dizer que, ainda não consegui ver um único cartaz com a fotografia do candidato da CDU, Francisco Gouveia. Consultei, uma vez mais, o blogue da formação política e fiz uma visita à página do Facebook. Não vi nada que já não soubesse, isto é, absolutamente nada quanto à pessoa do candidato.

Conheço, pessoalmente, Guilherme Roque, que concorre pelo PSD. Não é um conhecimento profundo, tratando-se mais do resultado dum normal relacionamento social. É pessoa de bom trato, afável e educado. Com ele, mesmo os adversários podem dialogar com proveito para ambos os lados. Tem uma enorme experiência como autarca, pois esteve à frente da Junta durante 5 mandatos seguidos. Conhece muito bem a cidade e as suas gentes.

José Luís Marques, do PS, é o candidato com o perfil mais detalhado publicado na comunicação social. Com ele, tenho um mero relacionamento social, relativamente recente aliás, apesar de se encontrar ligado a uma família que conheço bem, há mais de 50 anos. É militante já antigo do PS, por quem foi membro da Assembleia de Freguesia, na década de 1980. Exerceu, também, vários cargos na Associação de Pais da Escola E B 2,3, de Alfena. Segundo sei, é licenciado em Engenharia e dirige um gabinete de arquitectura. Tal como Roque, conhece como ninguém Alfena e os seus habitantes.        

O candidato dos UpA é, mais uma vez, Arnaldo Soares, perdida que foi a hipótese de uma candidatura à presidência da Câmara. Participou de quatro dos Executivos de Guilherme Roque e obteve a Presidência da Junta nas eleições de 2005, renovando-a nas Intercalares de 2009. Foi dado, novamente, como candidato para Outubro de 2009, mas a sua ambição fê-lo aceitar integrar-se na lista de Vereadores de Fernando Melo. Com este, e gerindo o Pelouro das Finanças, colaborou activamente em levar Valongo à situação de verdadeiro desastre em que o Município se encontra. Demitiu-se do Executivo, antes que fosse convidado a sair.
Pessoalmente, considero-o uma pessoa venal, falsa, traiçoeira, vaidosa, supinamente interesseira e ambiciosa. A coisa pública só lhe importa na medida do ganho que lhe pode proporcionar. A sua "sociedade" com um conhecido "arquitecto/engenheiro", nos tempos de um, também venal, Vereador do Urbanismo, foi um sucesso.
Sei do que falo!  
Tenho, por este espécime, o maior dos desprezos!
É mais que tempo de desaparecer, ele e também alguns da sua "entourage", da vida política de Alfena e de Valongo. Engana demasiada gente há demasiado tempo!


J Silva Pereira

Sem comentários: