domingo, 6 de outubro de 2013

A DEMOCRADURA ALFENENSE - Sinais

A Informação na Democradura!

Todos sabem - embora nem todos tenham disso consciência - que a Junta de Freguesia de Alfena está, há cerca de oito anos, nas mãos de um grupo, pretensamente político, chamado «UpA», o qual se prepara para, por mais quatro anos, gerir, em regime de Democradura, a nossa cidade.  

A manipulação da informação pública é uma das características dos sistemas ditatoriais e, esta Democradura, não foge à regra. Mantém-se em vigor, a política de registo prévio para acesso aos documentos oficiais no sítio da Junta, por decisão antiga do ilustre ex-Presidente, pesem embora as várias intervenções da Oposição durante o Mandato que, recentemente, acabou. Aliás, os próprios documentos oficiais da Assembleia de Freguesia sofrem da mesma restrição, por exorbitância das funções presidenciais, apesar da promessa do ex-Presidente da Assembleia que, dela, aliás, rapidamente se "esqueceu".

Todavia, quando as novas interessam, há que publicitá-las! O problema surge quando a notícia não é exactamente aquela que gostariam de publicar e, quando assim é, toca a manipulá-la para disfarçar e esconder o que desagrada.

Felizmente há quem saiba ler nas entrelinhas!

A imagem que encabeça este postal foi obtida do sítio da Junta e tem, conforme assinalado, um erro e uma omissão! Explicando:

O "erro": Não é verdade que "mais de 43% do eleitorado optou pela continuidade."
Na realidade, a votação dos UpA foi de 23,94% do eleitorado! A percentagem de 43,30% obtida está relacionada, não com o eleitorado, mas sim com o número de votantes, o que não é a mesma coisa (ver AQUI)!

A omissão: A Junta "esqueceu-se" de acrescentar que, apesar do resultado maioritário, os UpA perderam um Mandato (tinham 8 e passaram para 7(ver AQUI)como resultado de uma gestão "para esquecer"(ver AQUI), bem como da abstenção dos grupos etários mais baixos ou dos fregueses mais recentemente chegados à Cidade, como demonstrarei em próximo postal.

J Silva Pereira

Sem comentários: