domingo, 13 de outubro de 2013

AUTÁRQUICAS 2013 - Análise de Resultados

Autárquicas 2013 - Freguesia de Alfena - Mapa de Votações

Conforme prometi AQUI, publico hoje alguns gráficos que obtive do Edital que está patente no sítio da Junta de Freguesia, Edital esse que resumi no Mapa que encabeça este postal.
Durante a análise dos resultados verifiquei a, digamos, estranha tendência para uma acentuada diminuição de votantes,, especialmente a partir da Mesa 7, como que "partindo" o gráfico ao meio.

Paralelamente, o número de abstenções acentua-se, também a partir da Mesa 7, como contrapartida evidente à diminuição de votantes. 
Gráfico da Votação por Mesas e Linhas de Tendência. Não inclui Abstenções, apenas Votantes

Considerando que as Mesas têm, cada uma, um total de mil eleitores e que os cadernos estão seriados por ordem numérica de inscrição - haverá, eventualmente, situações em que não será exactamente assim, mas cujo número não é relevante - depreende-se diminuir a idade e a antiguidade na Freguesia a partir da Mesa 1 e no sentido das restantes. Pode dizer-se que, quanto mais jovem e menos antigo na freguesia for o eleitor, mais elevado é o seu «número» e, por isso, é relegado para as últimas Mesas.

Assim sendo, pode, com propriedade, afirmar-se que, por um lado, a juventude tende, cada vez mais, a alhear-se da política, mesmo a autárquica, que lhe está mais próxima, bem como também, os mais recentemente chegados à Freguesia, se sentem pouco entusiasmados com o que vêem, com o que encontram e com a qualidade de quem dirige. 
Gráfico de Votação por Mesas e Linhas de Tendência de Votantes e de Abstenção, em percentagem

Neste gráfico, a tendência crescente da abstenção só é contrariada, embora pouco, pela Mesa 9, o que confirma o acima exposto. 


Gráfico de Votação por Mesas - Votantes vs Abstenção

Julgo que esta situação, altamente preocupante, se deve, sobretudo e como acima refiro, à fraca qualidade dos nossos políticos, incapazes - ou não querendo - de desenvolver acções de carácter e de empenho cívico junto do grupo etário mais jovem, de molde a preparar uma geração mais consciente e interessada nos problemas da terra.

Paralelamente, a "lei da rolha" reinante, a falta de transparência da actividade pública, a parcialidade e o nepotismo, bem como a tendência quase inata do uso e abuso de acções mais ou menos escusas, inequivocamente afastam da "res publica" muita gente de qualidade.
J Silva Pereira

Sem comentários: